Cálculos renais são relativamente comuns. Ao longo da vida, 6% das mulheres e 12% dos homens terão cálculos renais pelo menos uma vez. Além disso são dolorosos e podem causar náusea e dificuldade para urinar.

Além de ser um fator de risco para doença renal, uma dieta rica em sal tem sido associada a cálculos renais. O cálcio urinário, o principal constituinte das pedras renais, pode aumentar por uma dieta rica em sal e isso aumenta o risco de formação de pedras. Diversos estudos demonstraram que uma redução no consumo de sal pode reduzir a excreção de cálcio e reduzir a recorrência de cálculos renais. Dados científicos mostram que indivíduos com hipertensão arterial têm maior probabilidade de desenvolver cálculos renais. Uma redução na ingestão de sal pode, portanto, ter um benefício especial para essas pessoas, já que não só reduz a pressão arterial, mas também pode reduzir a excreção urinária de cálcio.

Deve-se considerar que estes estudos observacionais são limitados por potenciais fatores de confusão, como idade, sexo, etnia e, bem como outras variáveis que podem não ser contabilizadas, incluindo a ingestão calórica total ou hábitos de saúde como a falta de exercício, por exemplo. No entanto, dada a falta de dano de uma dieta moderada de sódio, juntamente com potenciais benefícios cardiovasculares, a moderação da ingestão dietética de sódio deve ser recomendada a todos os formadores de cálculos. (reduzir o consumo de sal a 6 g de sal/dia = 4 colheres (de café) rasas de sal = 4 g +2 g de sal próprio dos alimentos)

Para maiores informações sobre doenças renais acesse:

https://www.facebook.com/adrianonefro/

          - http://www.adrianonefro.com.br/ 

Dr. Adriano L. Ammirati Nefrologia e Clínica Médica CRM SP; 90561
Rua Domingos de Morais , 2781 14 º andar
Tel: 011 3230 4836 

Referencias :

Kidney Research UK. Renal Stones Fact Sheet. http://www.kidneyresearchuk.org/assets/asset281.pdf [accessed 04/09/09]

0.   Borghi L, Schianchi T, Meschi T, Guerra A, Allegri F, Maggiore U, Novarini A. Comparison of two diets for the prevention of recurrent stones in diopathic hypercalciuria. The New England Journal of Medicine.  2002;346(2):77-84


Zisman AL. Effectiveness of Treatment Modalities on Kidney Stone Recurrence. Clin J Am Soc Nephrol. 2017 Oct 6;12(10):1699-1708.