A Doença renal crônica (DRC) é caracterizada pela perda gradual da função renal ao longo do tempo. Geralmente, começa devagar e silenciosamente, e progride ao longo de meses ou anos. A maioria das pessoas não sabe que tem essa condição. Quando os sintomas começam a aparecer, a função renal já está significativamente prejudicada.

Afetando 10% da população global e responsável por mais de um milhão de mortes a cada ano, a DRC tornou-se um dos principais problemas de saúde pública. Dados americanos mostram que 30 milhões de pessoas, ou 15 % dos adultos, são afetados por esta patologia. Em termos mundiais a estimativa é que o número de pessoas com insuficiência renal crônica tende a aumentar.  Além de muito comum, o impacto é imenso: pacientes com DRC apresentam diminuição da qualidade de vida, maior risco de outros problemas de saúde e maior mortalidade comparada a pessoas com função renal. Se não tratada adequadamente, a DRC leva à insuficiência renal, conhecida como doença renal terminal. Nesta fase, as opções de tratamento são a diálise ou o transplante renal. Um dado importante é que cerca de 40% dos pacientes que começam diálise nunca passaram pelo nefrologista que é o especialista que trata a DRC. O acompanhamento precoce com o especialista permite controle desta patologia.

Os principais fatores de risco incluem diabetes, hipertensão, doença cardíaca, tabagismo, obesidade, colesterol alto, história familiar de doença renal e idade maior de 65 anos. As causas mais comuns de DRC incluem diabetes e hipertensão arterial. De fato, a chamada doença renal diabética afeta 40% dos pacientes diabéticos e a nefropatia hipertensiva pode ocorrer em cerca de 20-30% dos hipertensos. Outras situações podem levar a perda da função renal como infecções, inflamação do rim, cálculo renal, uso frequente de antinflamatorios não hormonais (por exemplo diclofenaco, nimesulida).

Existem vários fatores que aumentam o risco de desenvolver doença renal diabética que você pode mudar. Esses incluem:

- Ter níveis de açúcar no sangue cronicamente elevados;

- Excesso de peso ou obesidade; 

-  fumar;

- Ter um problema de visão relacionado ao diabetes (retinopatia diabética) ou dano nervoso (neuropatia diabética);

Hipertensão, ou hipertensão arterial, está presente em 80 a 85 % das pessoas com DRC. Manter um bom controle da pressão arterial é o objetivo mais importante para tentar retardar a progressão da DRC.

A DRC afeta pessoas de todas as idades e raças, mas se torna mais comum com o aumento da idade e é mais comum em mulheres. Independentemente de idade ou sexo - doença renal é prejudicial pois os pacientes apresentam maior risco de óbito devido a complicações da doença renal, como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

O diagnóstico precoce (tema do próximo texto) é fundamental para o controle desta patologia.

Para outras informações sobre doenças renais acesse:

- https://www.facebook.com/adrianonefro/

 - http://www.adrianonefro.com.br/

Dr. Adriano L. Ammirati Nefrologia e Clínica Médica CRM SP; 90561

Rua Domingos de Morais , 2781 14 º andar      Tel: 011 3230 4836

Os conteúdos apresentados nesta publicação não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas ou outros especialistas. Consulte sempre o seu médico.

Referências :

https://www.kidney.org/kidneydisease/global-facts-about-kidney-disease

 https://www.cdc.gov/kidneydisease/pdf/kidney_factsheet.pdf

http://www.worldkidneyday.org/faqs/chronic-kidney-disease/

https://www.kidney.org/kidneydisease/global-facts-about-kidney-disease

http://gh.bmj.com/content/2/2/e000380

http://www.worldkidneyday.org/2018-campaign/2018-wkd-theme/